X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLITICA E ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA ABPP (BIÊNIO 2019-2020)

Foto_Simposio_logoO X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política (http://xsbpp.com.br/) ocorreu entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro de 2018 na Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. O Simpósio foi realizado pela ABPP em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas e teve o apoio do Instituto de Psicologia da UFAL (PPGP-UFAL), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas, do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-AL).

A construção do XSBPP também só foi possível pela contribuição das/os pesquisadoras/es, das/os estudantes de pós-graduação e graduação que compuseram as Comissões Científica e Organizadora do Simpósio, e das/os monitoras/es que atuaram durante os dias do evento.

O tema geral do Simpósio foi Psicologia Política no Brasil e enfrentamentos a processos antidemocráticos, tendo o evento cinco eixos temáticos que buscaram refletir sobre a conjuntura política brasileira atual e sobre a história e as perspectivas teórico-metodológicas da psicologia política.

Os eixos temáticos foram: Discursos autoritários e conservadores no Brasil e suas implicações para a democracia (Eixo 1); Mobilizações coletivas: estratégias políticas e demandas democráticas (Eixo 2); Estado e relações de dominação: políticas públicas, reformas sociais e direitos democráticos (Eixo 3); Populismo e comportamento eleitoral (Eixo 4); Psicologia Política: história, perspectivas teórico-metodológicas e contribuições para a expansão da democracia (Eixo 5).

Foto_Simposio_Mesa_Abertura
Mesa de Abertura do X SBPP

O XSBPP contou com 650 participantes inscritos e 463 credenciados – docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, integrantes de movimentos sociais -, os quais vieram das cinco regiões do Brasil e do exterior. Os 20 convidados/as presentes no Simpósio compuseram a Conferência de Abertura, as cinco Mesas Redondas referentes aos eixos temáticos do evento e/ou ministraram os sete mini-cursos que foram realizados no dia 29 de outubro de 2018. Além destas atividades, tivemos:

a) 24 Grupos de Trabalho, submetidos por pesquisadoras/es e integrantes de movimentos sociais de diferentes Estados do país, nos quais foram apresentados 207 trabalhos.
b) Sessão de Homenagens, na qual foram homenageados a líder comunitária Enaura Nascimento e as/os professoras/es Lúcia Rabello de Castro, Salvador Sandoval, Leoncio Camino, Marco Aurélio Máximo Prado.
c) Diálogos Rede Unida-ABPP: SUS e democracia.
d) Lançamento de Livros.
e) Assembleia da ABPP, na qual foi eleita a nova diretoria da ABPP (Biênio 2019-2020).

Foto_Simposio_homenageados
Homenageadas/os no X SBPP

A nova diretoria foi eleita por unanimidade durante a Assembleia da ABPP e é composta pelos seguintes membros:
– Presidente: Dr. Frederico Alves Costa (UFAL);
– Secretária: Dra. Josiele Bené Lahorgue (CESUSC);
– Vice-presidente Regional Sul: Dra. Marcela de Andrade Gomes (UFSC);
– Vice-presidente Regional Centro-Oeste: Dr. Fernando Lacerda Júnior (UFG);
– Vice-presidente Regional Nordeste: Dr. João Paulo Macedo (UFPI);
– Vice-presidente Regional Sudeste: Ms. Mariana Luzia Aron (USP / MACKENZIE);
– Vice-presidente Regional Norte: Ms. Paulo Victor Telles de Almeida (UNINORTE).

Ademais, foi eleito também o Conselho Fiscal, composto por:
– Titulares: Dr. Jáder Ferreira Leite (UFRN); Dr. Rafael Prosdocimi Bacelar (UNI-BH); Ms. Leandro Amorim Rosa (PUC-SP);
– Suplentes: Ms. Larissa Soares Baima (PUC-Campinas); Ms. Maria Aparecida Veiga Malagrino (PUC-SP).

Durante a Assembleia também foi aprovada a proposta de realização do XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2020.

Foto_Simposio_Mesa_Abertura_plateia
Abertura do X SBPP

Agradecemos a todas e todos que contribuíram para a realização do X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política e desejamos sucesso para diretoria eleita! Acreditamos que a psicologia política tem muito a contribuir para a reflexão sobre estratégias de enfrentamento a processos antidemocráticos que marcam a conjuntura política brasileira e mundial atual.

Dr. Jáder Ferreira Leite
Presidente da ABPP – Gestão 2017-2018

Dr. Frederico Alves Costa
Presidente do X Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

 

 

Deixe um comentário