A Associação Brasileira de Psicologia Política – ABPP apresenta preocupação em relação à saída da Diretora de Avaliação da Capes, Profa. Sônia Báo, num momento de importantes debates sobre a política de avaliação da pós-graduação no Brasil.
A ABPP salienta a importância da política científica brasileira ser conduzida de maneira dialógica e transparente, em contínua articulação com as associações científicas dos diferentes campos de conhecimento. Deste modo, espera que a mudança na Diretoria de Avaliação da CAPES não comprometa um diálogo democrático e responsável da CAPES com a comunidade acadêmica.
Ademais, a ABPP ressalta a necessidade de maior investimento econômico do Estado na ciência brasileira, incluindo as ciências humanas e sociais, e do fortalecimento da autonomia das agências de fomento, as quais devem sempre se orientar pela garantia da excelência na formação de pesquisadoras e de pesquisadores das diferentes regiões do país, pela preocupação com o financiamento da produção e divulgação de pesquisas científicas.
O contexto de pandemia vivenciado na atualidade demonstra de maneira exemplar a importância da comunidade científica para a construção de reflexões críticas e de políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do país.
Diretoria da ABPP (2019-2020)