Nota da ABPP sobre a saída da Diretora de Avaliação da Capes

A Associação Brasileira de Psicologia Política – ABPP apresenta preocupação em relação à saída da Diretora de Avaliação da Capes, Profa. Sônia Báo, num momento de importantes debates sobre a política de avaliação da pós-graduação no Brasil.

A ABPP salienta a importância da política científica brasileira ser conduzida de maneira dialógica e transparente, em contínua articulação com as associações científicas dos diferentes campos de conhecimento. Deste modo, espera que a mudança na Diretoria de Avaliação da CAPES não comprometa um diálogo democrático e responsável da CAPES com a comunidade acadêmica.

Ademais, a ABPP ressalta a necessidade de maior investimento econômico  do Estado na ciência brasileira, incluindo as ciências humanas e sociais, e do fortalecimento da autonomia das agências de fomento, as quais devem sempre se orientar pela garantia da excelência na formação de pesquisadoras e de pesquisadores das diferentes regiões do país, pela preocupação com o financiamento da produção e divulgação de pesquisas científicas.

O contexto de pandemia vivenciado na atualidade demonstra de maneira exemplar a importância da comunidade científica para a construção de reflexões críticas e de políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do país.

Diretoria da ABPP (2019-2020)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s