Nota da ABPP em solidariedade à comunidade acadêmica da UFPB

A Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) foi criada em 2000, porém as suas raízes estão em articulações que ocorreram a partir do final da década de 1980 que teriam sido impossíveis sem o processo de redemocratização. Para pesquisadoras e pesquisadoras, uma das conquistas fundamentais do processo de transição democrática aparece no artigo 207 de nossa Constituição Federal de 1988, o qual assegura a autonomia universitária. Esta conquista foi relevante para as primeiras articulações que culminaram na criação da ABPP e é de extrema importância para a atuação crítica da associação.

Neste sentido, nos guiando pelos princípios democráticos que sempre marcaram a história da ABPP, seremos contra qualquer tipo de ataque aos direitos democráticos fundamentais. Por isso, repudiamos veementemente a nomeação do professor Valdiney Gouveia como reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A nomeação de um professor que não recebeu um único voto dos conselheiros do órgão máximo de deliberação da UFPB e que recebeu 5% dos votos na consulta à comunidade da universidade demonstra a disposição do atual governo, como qualquer expressão de extrema-direita, em romper com princípios democráticos.

Não há nada de surpreendente, pois desde o golpe de 2016 e a chegada do governo Bolsonaro ao poder a violação aos fundamentos básicos de uma democracia tem se tornado o modus operandi prioritário de elites que, como vimos na pandemia de COVID-19, não têm qualquer pudor em sacrificar a classe trabalhadora.

Porém, intensifica nossa indignação ver que um pesquisador da Psicologia de uma universidade federal está com o seu nome estreitamente associado a um golpe contra o que a comunidade da UFPB decidiu sobre a sua reitoria. Caso o professor Valdiney Gouveia não recuse a nomeação realizada por Bolsonaro, ele estará compactuando com um duro ataque contra a autonomia universitária e o que estudantes, docentes e TAEs escolheram para a UFPB. Nada mais avesso ao fortalecimento da democracia no Brasil.

Por isso, a ABPP se posiciona favorável às lutas daquelas e daqueles que hoje lutam pelo #ForaValdiney e o respeito às deliberações da comunidade da UFPB. Reitora eleita, reitora empossada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s