ABPP E CONJUNTURA POLÍTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Neste dia 07 de maio de 2020 em que estamos juntas(os) na Marcha Virtual pela Ciência, a ABPP lança o Projeto ABPP e Conjuntura Política no Contexto de Pandemia, para o qual convidamos sócias(os) da entidade para produzirem vídeos debatendo temáticas investigadas por elas(es) e que nos auxiliam a refletir sobre o contexto histórico em que vivemos. Agradecemos às(aos) associadas(os) que aceitaram fazer parte deste Projeto.

Convidamos todas(os) para assistirem e compartilhar os vídeos, bem como pesquisadoras(es), estudantes e profissionais para se aproximarem da ABPP e tornarem-se sócias(os) desta entidade científica (https://psicologiapolitica.org.br/associe-se/).

Vocês poderão, através dos vídeos, entrar em contato com discussões construídas no campo de conhecimento da psicologia política, caracterizado por uma pluralidade teórica e metodológica, por debates sobre a própria concepção de psicologia política, e que tem como foco o estudo de fenômenos políticos.

Vídeo 01 – Aspectos políticos e psicológicos relativos à pandemia COVID-19: iniciamos o Projeto com o vídeo produzido por Marcela de Andrade Gomes, vice-presidente Regional Sul da ABPP e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Marcela aponta que a pandemia demonstra a fragilidade humana e denuncia a profunda desigualdade social que estrutura a sociedade brasileira; o uso do discurso dos direitos humanos (para quem serve?); a necropolítica como inerente ao sistema capitalista; a escassez de investimento do Estado Brasileiro nas políticas públicas e na ciência.