REVISTA PSICOLOGIA POLÍTICA (ISSN 2175-1390): REGULARIZAÇÃO DA PERIODICIDADE E CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A Revista Psicologia Política (RPP) é um periódico criado em 2001 pela ABPP, sendo o principal meio de divulgação científica da psicologia política no Brasil. Abrange historicamente, sobretudo, artigos de autoras e autores brasileiras/os e ibero-americanas/os. Trata-se de uma publicação dirigida ao campo de estudo da Psicologia Política, o qual se caracteriza pela interdisciplinaridade, na medida em que se constitui a partir de contribuições de diferentes áreas das ciências humanas.

rpp

O foco da revista é a publicação de estudos originais, sejam empíricos ou teóricos, sobre fenômenos políticos – abarcando debates relativos a movimentos sociais, políticas públicas, relações de dominação, democracia – e sobre a história e/ou perspectivas teóricas da psicologia política. Estes estudos podem ser orientados por diferentes abordagens teóricas e metodológicas (qualitativas e quantitativas) que privilegiem a ruptura com dicotomias como indivíduo X sociedade, condições objetivas X condições subjetivas, ciência X política. Considera-se interessante que as produções submetidas à revista discutam o modo como concebem as noções de político e/ou de política em suas análises, sendo uma preocupação da RPP fomentar debates internos ao próprio campo de estudo da Psicologia Política.

O ano de 2019 marca o quarto e último ano de gestão da equipe que assumiu a RPP em 2016. Após três anos de trabalho, finalmente, no primeiro semestre de 2019, colocaremos em dia as publicações da revista. Já estamos com os três números de 2018 e os dois primeiros números de 2019 em processo de finalização.

A RPP encontra-se classificada atualmente como B2 pelo Qualis Capes e está instalada no Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). Atualmente é publicada apenas no formato eletrônico. Assim, ainda que no Qualis Capes exista a consulta pelo ISSN impresso, é importante considerar em termos da avaliação da revista o ISSN da versão online (ISSN 2175-1390).

As normas da revista para elaboração dos manuscritos podem ser acessadas em: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rpp/about/submissions#authorGuidelines. As submissões seguirão o processo editorial da revista e deverão ser feitas online no endereço: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rpp/about/submissions#onlineSubmissions .

Convidamos todas e todos a submeterem seus trabalhos na RPP e a contribuírem com a divulgação do conhecimento em psicologia política no país. Na conturbada conjuntura atual, caracterizada pelo fortalecimento das direitas e do conservadorismo no Brasil e em outros países, a psicologia política tem muito a contribuir para a reflexão sobre os processos políticos, de modo a somar esforços para a construção de outros mundos possíveis orientados para a expansão da democracia.

Além do fluxo contínuo de submissão de artigos à RPP, estamos no momento com algumas chamadas de artigos abertas:

1. Chamada de artigos: “Sujeito, Política e Democracia”
A Revista Psicologia Política, periódico da Associação Brasileira de Psicologia Política, interessada em fomentar discussões originais para o desenvolvimento teórico da Psicologia Política e para a sistematização de pensamentos psicopolíticos de pesquisadoras/es da área convida a todas/os para submeterem artigos sobre o tema “Sujeito, Política e Democracia”. O objetivo desta chamada é colocarmos em debate, no campo interdisciplinar da psicologia política, concepções diversas de sujeito, política e democracia e as implicações destas concepções para a nomeação de projetos de sociedade. Entendemos que estes três conceitos são fundamentais para a elaboração de reflexões psicopolíticas, na medida em que implicam problematizações quanto à compreensão de processos de subjetivação, dos limites e condições estruturais de construção de lutas políticas, das possibilidades de ampliação e legitimação de demandas sociais na esfera pública, dos modos de constituição e objetivação de imaginários sociais. Trata-se de um convite para que as/os pesquisadoras/es da área reflitam sobre quais noções de sujeito e quais conceitos de política estão sendo utilizados nas análises e pesquisas em curso no cenário atual. Para esta chamada de artigos não estipularemos uma data limite, pois trata-se de uma linha editorial de interesse da RPP, que deverá ser enviada no fluxo contínuo da revista. Como se trata de um campo privilegiado para as discussões epistemológicas da área, estas contribuições serão publicadas em uma sessão de destaque e devem ser enviadas através do sistema de submissão da Revista.

2. Chamada de artigos: “Teorias e análises intereseccionais no enfrentamento político de desigualdades e opressões”
A Revista de Psicologia Política (RPP), publicação da Associação Brasileira de Psicologia Política, tem como missão principal publicar estudos originais no campo interdisciplinar da Psicologia Política, os quais devem tratar das problemáticas oriundas dos pontos de intersecção entre as áreas da Psicologia e das Ciências Sociais e Políticas. Seguindo sua origem interdisciplinar e social, a RPP lança a chamada de artigos intitulada: “Teorias e análises intereseccionais no enfrentamento político de desigualdades e opressões”. A perspectiva interseccional analisa as sobreposições ou intersecções de identidades sociais e sistemas relacionados de hierarquização, opressão, dominação ou discriminação, bem como os processos de resistência e ação que emergem como enfrentamento. Esse campo teórico sugere e procura examinar como diferentes categorias biológicas, sociais e culturais, tais como gênero, raça, classe, capacidade, orientação sexual, religião, casta, idade e outros elementos produtores de identificação interagem em níveis múltiplos e muitas vezes simultâneos. O objetivo é reunir reflexões que abarquem as dinâmicas e efeitos destes processos para as teorias e metodologias críticas de pesquisa, mas também para pensar fenômenos sociais e políticos específicos, no campo das políticas públicas, grupos e instituições, movimentos sociais e protestos. A RPP receberá artigos para esse dossiê até 31 de janeiro de 2019, através do sistema de submissão da Revista.

Quaisquer dúvidas e esclarecimentos entrem em contato conosco através do e-mail: revistapsicopol@gmail.com

Atenciosamente.
Comissão Editorial da RPP
Adolfo Pizzinato
Aline Reis Calvo Hernandez
Conceição Firmina Seixas Silva
Frederico Alves Costa
Frederico Viana Machado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s